QUEMSOMOS

 

 

“Trabalhamos integrando e apoiando  pessoas éticas e técnicas,  da esquerda, direita e o centro por uma agenda comum pelo avanço do Brasil.”- Pedro Henrique do Cristo

O @BR21 é um Instituto dedicado ao avanço da sociedade brasileira. Nossas atividades estão focadas em pesquisa, desenho e desenvolvimento para o  avanço das políticas públicas e inovação da democracia.

Somos uma equipe interdisciplinar de colaboradores de todo o país, originais de diferentes classes sociais e gerações.  Nosso trabalho é focado na inovação da democracia e na construção de políticas públicas progressivas. Estas são baseadas em evidência, calibradas para nossa cultura e contexto, e desenvolvidas com as comunidades locais e as melhores tecnologias.

Acreditamos que a única forma capaz de fazer o Brasil avançar na escala e profundidade necessárias é qualificar a política e renovar permanentemente seus quadros. Por isso colaboramos de forma independente com o movimento Brasil21 e disponibilizamos nossas pesquisas e projetos para todos os movimentos e organizações políticas de forma apartidária.

A semente do Brasil21 germinou no Rio de Janeiro, mais especificamente no topo de um dos cartões postais da cidade, a Favela do Vidigal e o Parque Sitiê. Por lá, Pedro Henrique de Cristo, presidente do instituto, ao lado de Mauro Quintanilha, morador líder social na favela e paisagista autodidata, foi ferramenta para que a comunidade criasse o parque. Aplicou sua tese de mestrado que virou aula em Harvard, o que pôde gerar renda, valorização social e sustentabilidade em um dos espaços mais esquecidos e, ironicamente, mais privilegiados naturalmente da capital carioca.

O Brasil21 foi definido e apresentado pela primeira vez em reunião após o simpósio Research, Ideas and Action, organizado pelos alunos de Harvard com a participação da professora de saúde pública Márcia Castro, a pesquisadora de direitos humanos Carolina Larriera e Pedro Henrique. A ideia era juntar diversas expertises, colocá-los em contato para colaborações em trabalhos multidisciplinares e divulgar os resultados destes estudos. O projeto do Parque Sitiê reuniu uma equipe de pesquisadores de várias áreas, o que fez com que a favela do Vidigal virasse polo de inovação. O trabalho da comunidade venceu suas fronteiras e foi reconhecido com o prêmio Seed Design Awards 2015 para o estúdio +D, que desenhou as ferramenras utilizadas pelos moradores.

Em novembro de 2016, foi realizada entre a Rocinha e a Gávea uma reunião com o grupo Brasil21, que integrou moradores das comunidades Vidigal e Rocinha, e pessoas da sociedade civil como pesquisadores, arquitetos, artistas, economistas, educadores, entre outros.

O Instituto @BR21 é composto por três áreas:

  1. Pesquisa e desenho: área dedicada ao aprendizado e criação de soluções em design de políticas públicas, arquitetura, urbanismo, comunicação, tecnologia e cultura. Entre as atividades estão pesquisas originais, curadoria de pesquisas já existentes, coleta e visualização de big data, arquitetura interdisciplinar, e tecnologias.
  2. Efeito demonstrativo: é o laboratório onde os projetos são executados diretamente com as comunidades locais, usando as melhores tecnologias, para ter o máximo impacto e escalas nacional e internacional.  A área inicial de estudo e trabalho é o centro de São Paulo e o Capão Redondo. A escolha se deu pela diversidade social, potencial de melhorias econômicas e sociais e gravidade de abandono governamental e urgência por ações transformadoras;
  3. Ágora Digital: célula de comunicação e disseminação das ferramentas físicas e digitais desenvolvidas pelo instituto.  A meta é democratizar o acesso e o uso das tecnologias digitais de impactos sociais e políticos mais efetivos. Desta maneira, as soluções validadas pelo @BR21 podem virar modelo a ser adotado em comunidades brasileiras em risco e amplificar o impacto social do instituto. Ferramentas, dados e pesquisas também serão compartilhados com lideranças efetivamente Ficha Limpa e alinhados à agenda progressiva do Brasil21, a fim de apoiá-los nas eleições 2018 com nossa estrutura.


Equipe multidisciplinar

Diversos pontos de vista e expertises juntos para contemplar as mais variadas demandas sociais e de mercado

Foco na política limpa

Busca por renovação política com apoio a lideranças Ficha Limpa e com propósitos alinhados à agenda positiva

Metas reais

Queremos  empreendedorismo + sustentabilidade + tecnologia + inovação na democracia + renovação política total + propósito de um Brasil melhor